A realidade sobre a motivação
A motivação não depende de atitudes individuais somente, há alguns anos atrás um cientista descobriu e conseguiu provar o seu ponto de vista de que é possível motivar através de sinais. “Motivação nem sempre é socialmente positiva”, o ‘meio’ ainda é o fator chave na criação e manutenção da motivação individual.
Motivação é sinônimo de vontade, vontade de fazer o que se quer. Mas, o que faz as pessoas sentir-se motivadas?
“A motivação socialmente positiva é fruto da saúde psíquica, que por sua vez, depende em grande parte da saúde física, no nível neural. Depende da atuação dos neurotransmissores, Serotonina, Noradrenalina e Dopamina nos níveis de humor, da afetividade, do desempenho sexual, do apetite e do sono. Se estas substancias estão deficientes no corpo, a pessoa entra em estado de desmotivação, independentemente de sua vontade. Por isso, não adianta ter somente um chefe motivado, as pessoas devem estar preparadas para receber a motivação. Não podemos desejar motivar pessoas com frases de efeito e sim ajudar a descobrir o problema, a causa da desmotivação”. Até porque, a motivação nas pessoas só ocorre se elas estiverem dispostas a serem motivadas, e alguns esforços que fazemos para levá-las a motivação costumam durar pouco e logo se esvai.
Neste processo motivacional ainda temos alguns princípios que segundo o Autor: Ainor Lotério são essenciais, indispensáveis e “podem ser uma criação genuína de cada pessoa ou profissional”. São eles:
1. Ter um plano pessoal de vida que seja eterno (estabelecer estratégias para viver bem);
2. Considerar o ser humano como essência principal de todo empreendimento;
3. Considerar a família em todas as decisões importantes;
4. Trabalhar com amor e bom humor todos os dias;
5. Evidenciar o prazer de existir e a alegria de viver;
6. Cultivar a humildade, a coragem e um estilo de vida saudável;
7. Auxiliar os menos favorecidos e ser solidário em seu ambiente;
8. Ser entusiasmado, otimista e desenvolver a inteligência espiritual (mais do que apenas ter fé);
9. Buscar o conhecimento, o entendimento e a sabedoria profissional;
10. Buscar constantemente a restauração da motivação (“motivos para a ação”).
Nenhum comentário:
Postar um comentário