
Vivenciamos a entrada em um novo milênio, protagonistas de um momento de transformações na história da humanidade. Avanços na ciência, domínio de novas tecnologias, principalmente, a da informação, ora nos aproximam, ora nos afastam de Deus. Assuntos como clonagem, globalização, novas doenças, guerras, miséria e violência, estão em todas as bocas, não importando a classe econômica ou social. Analfabetos, semi - alfabetizados ou letrados, graças ao poder de manipulação dos meios de comunicação, são capazes de falarem de diferentes maneiras e sobre diferentes pontos de vista, a partir do senso comum, sobre qualquer um dos temas.
Fala-se muito hoje em dia, sobre ética. Ética na política, ética no esporte, ética nas profissões e ética nas relações sociais. Fala-se tanto, a ponto de banalizarem seus conceitos. A mídia, através dos meios de comunicação, não se farta de apresentar e incentivar debates sobre temas polêmicos, que envolvam padrões de comportamento, conceitos e modos de vida de uma sociedade, explorando, às vezes de maneira banal, fatos isolados e obtendo daí, preciosos dividendos. O poder da comunicação de massa materializa o "toque de Midas", em um “toque de mídia”. Os diversos veículos de comunicação, a todo o momento nos colocam em contato com acontecimentos inusitados da vida brasileira, alguns recheados de sensacionalismo, e que num dado momento, acabam se transformando em fenômeno social, dada a exploração massificada de episódios da vida real presentes no cotidiano de pessoas comuns.Escândalos religiosos, crimes passionais, assassinatos e tantos outros dramas, povoam jornais, revistas, rádio e TV, sem contar a internet, onde em geral, a informação é mais importante que a fonte que a gerou. A vida de pessoas comuns transforma-se em um jogo real e às vezes inescrupuloso. Intimidades desveladas, privacidade ultrajada e muita gente querendo aparecer, fazem o "show da vida real". Isso é fantástico. Na minha opinião, ética está ligada a atitude. Está relacionada com a aceitação pelo outro, de determinadas ações praticadas por um indivíduo ou grupos de indivíduos
Conclusão
As idéias aqui colocadas são meramente reflexivas e representam minha opinião pessoal, sem a pretensão de teorizar sobre o assunto, ou buscar fundamentos que sirvam de arcabouço para os apontamentos aqui colocados. São impressões particularizadas sobre o que entendo por comportamento ético, a partir de minhas convicções, de minha experiência de vida, de minha experiência profissional e de minha condição de ser humano interessado em aprender. No entanto, gostaria de compartilhar estas idéias com os leitores.
Andréia
Nenhum comentário:
Postar um comentário